Menu
Tablet menu

Brasília - DF

O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, o adequou ao projeto do lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls.

A capital brasileira é um monumento a céu aberto e muitas das construções da Capital Federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

brasilia-1
brasilia-2
brasilia-3
brasilia-4

Além de riquezas naturais em abundância, possui intensa vida noturna e cultural, sendo berço para diversas bandas de rock nos anos 1980.

Alguns dos pontos turísticos de Brasília:

Praça dos Três Poderes
A Praça e os edifícios que a cercam são obras dos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa e abriga as sedes dos três poderes do Estado (Executivo, Legislativo e o Judiciário).
Destaque para o Museu Histórico da Cidade, o Espaço Lucio Costa e o Panteão da Pátria, três espaços culturais que contam um pouco da história de Brasília e sobre heróis nacionais.

Catedral Metropolitana de Brasília
A cobertura da nave possuí um vitral composto por dezesseis grandes e coloridas peças feitas com fibra de vidro, projetadas em 1990 por Marianne Peretti.
Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana de Brasília está aberta todos os dias para visitação, com exceção dos horários de missa.

Catetinho
Foi a primeira construção de Brasília e servia de residência ao ex-presidente Juscelino Kubitschek.
Data de 1957 e apresenta móveis e objetos de Época. BR-040 para Belo Horizonte, 27 km - Trevo de Gama

Jardim Botânico de Brasília
Caminhadas entre árvores espalhadas em 526 hectares abertos à visitação pública, dos 4.518 que formam a reserva ecológica. É um dos lugares preferidos para se relaxar a mente. Fecha às segundas-feiras.
Distante apenas 20 quilômetros da Rodoviária de Brasília, fica no Setor de Mansões Urbanas Dom Bosco, na região do Lago Sul. Acesso pela estrada de Unai

Poço Azul
Grande poço de águas límpidas e azuladas, formado dentro de uma rocha de quartzo, fica a 40 quilômetros do Plano Piloto. 

Jardim Zoológico
Vários animais ameaçados de extinção são encontrados nos viveiros, fossos e aquários do zoológico brasiliense, que pode ser visitado a pé ou de carro. Animais do cerrado como o Lobo-Guará, a Ema e o Veado-Campeiro. Fecha às segundas-feiras. Fica na Avenida das Nações, Via L - 4 - Sul, 9 km.

Parque Nacional de Brasília
É um dos mais agradáveis passeios dentro de Brasília. Engloba as bacias dos rios Torto e Bananal, e apresenta vegetação formada por campos, cerrados e matas ciliares. O parque tem duas piscinas de águas minerais em constante renovação e uma ótima infraestrutura. É uma reserva ambiental, onde se encontra um museu com as espécies da fauna e da flora locais. Visitas das 8 às 16 hrs. Acesso pela Via EPIA BR-040, 9 km. Setor Militar-Urbano.

Parque da Cidade - Sara Kubitschek
São 4 milhões de metros quadrados, com Kartódromo, Praça das Fontes com paisagismo de Burle Marx, ciclovia, hípica, playground, etc.. Fica no Eixo Monumental.

Salto do Tororó
Situado em mata fechada próxima ao Lago Sul, o Tororó tem uma queda d’água de dez metros de altura e árvores de grande porte, raras na região. Sua água é limpa e cristalina e seu leito é pedregoso e levemente acidentado.

Santuário de Vida Silvestre do Riacho Fundo
Apenas 10 quilômetros do Plano Piloto, faz divisa pelos fundos com o Jardim Zoológico. Contém matas praticamente intactas, com córregos de águas límpidas, onde vivem diversas espécies de animais e vegetais raras ou ameaçadas de extinção. É administrado pela Funatura, uma organização não governamental.

Horto Florestal de Sobradinho
Possui um viveiro para produção e venda de diversas mudas, como plantas de essências nativas, frutíferas, ornamentais e de reflorestamento.

Lagoa Bonita ou Mestre D’Armas
É a única lagoa natural do Distrito Federal. Fica a 39 quilômetros do Plano Piloto, tendo um trecho por estrada não pavimentada.

Fotos: Wikipédia 10/10/2016

Mapa / Imagem aérea:

voltar ao topo

Viajar enriquece a alma!