Menu
Tablet menu

Salvador - BA

Capital da Bahia, a cidade de Salvador é um dos principais destinos escolhidos por turistas brasileiros e estrangeiros. A cidade baiana é marcada pelo calor humano e fervor cultural lá presente.

salvador-2
salvador-3
salvador-4
salvador-5

A primeira capital do Brasil guarda em seu território muito da arquitetura da época colonial, abrigando relíquias seculares. Seus museus e palácios de excelência arquitetônica contam como era a vida da suntuosa e imponente Salvador nos tempos de Colônia e Império.

Veja abaixo alguns pontos turísticos de Salvador:

Elevador Lacerda
Inicialmente chamado de elevador Hidráulico da Conceição, começou a funcionar com energia elétrica no início do século e, em 1930, passou por uma reforma ganhando uma nova torre e uma ponte. Tem 72 metros de altura e Liga a Cidade Alta à Cidade Baixa.

Farol da Barra
Localizada no extremo sul da cidade de Salvador, a Barra é cercada, de um lado, pelas águas tranquilas da Baía de Todos os Santos, na praia do Porto da Barra, e do outro, pelo Oceano Atlântico, na Praia do Farol.

Parque da Cidade
Conta com cerca de 720 mil m² de área verde. É um local de preservação da mata atlântica, vegetação original da costa brasileira, e também o único local da cidade em que há a transição da mata atlântica para as dunas, e, por isso, podem ser encontradas diversas espécies ornamentais e frutíferas.

Praia Amaralina
Esta praia se inicia no Quartel Amaralina ( que possui uma praia privada ) e se estende até o Quiosque das Baianas, onde ficam as vendedores de acarajé e outras comidas típicas, além de água de coco.

Pelourinho
Maior conjunto colonial da América Latina, patrimônio cultural da humanidade. Restaurado pelo Governo do Estado o Pelourinho exibe cerca de 450 casarões coloniais. Hoje o pelourinho, no coração do Centro Histórico é um grande shopping a céu aberto, que oferece atrações artísticos-musicais, além de variadas e atraentes opções de bares, restaurantes, boutiques, teatros, igrejas e outros monumentos de real valor histórico.

Itapoã-Abaeté
A Lagoa do Abaeté e o Farol de Itapuã são alguns dos atrativos da região cuja beleza inspirou artistas como Vinicius de Moraes e Dorival Caymmi. Outras atrações são: a Sereia de Mario Cravo Júnior, a Praça Vinícius de Moraes, os bares e restaurantes, as barracas de praia e o acarajé da Cira.

Igreja do Bonfim
Construída na segunda metade do século dezoito fica na colina considerada sagrada pelos fiéis. A fachada possui estilo rococó e o interior neoclássico. Possui teto pintado por Franco Velasco, o mesmo que pintou o retrato de Dom Pedro I quando esteve na Bahia em 1826. Uma das maiores celebrações que acontecem aqui é a Festa do Senhor do Bonfim, no segundo domingo após o Dia de Reis. A Lavagem da Igreja do Bonfim, na segunda quinta-feira de janeiro, já é um atrativo conhecido.

Dique do Tororó
Na lagoa de 110 mil metros quadrados, a principal atração são os Orixás, representados nas esculturas de Tati Moreno. Áreas para cooper, ginástica, remo e pesca e os restaurantes completam o cenário.

Mercado Modelo
Situado no bairro do Comércio, é vizinho do Elevador Lacerda e do Pelourinho. Abriga mais de duzentas lojas que oferecem grande variedade de artesanatos, presentes e lembrancinhas da Bahia.

Fotos: Wikipédia 05/10/2016

Mapa / Imagem aérea:

voltar ao topo

Viajar enriquece a alma!